Portos da Madeira

 

LIGAMOS MUNDOS, UNIMOS PESSOAS!

 

JUL

Concurso Público: espaços para venda de street food

A Administração dos Portos da Madeira abriu concurso público para atribuição de licença precária de ocupação e utilização de espaços, destinados à venda de street food na Praça do Povo.

Programa de concurso aqui

Ler mais...
 
JUL

A inauguração do Porto do Porto Santo foi há 34 anos

O Porto do Porto Santo celebra hoje 34 anos de existência, em vésperas de iniciar uma grande reparação que ascende a quase um milhão de euros.

Foi no dia 2 de julho de 1984 que o então Presidente da República, Ramalho Eanes inaugurou diversas infraestruturas na Madeira como a Marina e o Porto do Porto Santo.

Os dois matutinos regionais, “Diário de Notícias” e “Jornal da Madeira” deram eco das palavras do Presidente da República que na altura disse: “o Porto Santo começa finalmente a sentir a brisa do desenvolvimento”.

O porto era uma velha aspiração da população porto-santense e isso explica o ambiente festivo que se sentiu nesse dia, descrito assim pelo DN Madeira: “Barcos com bandeiras desfraldadas reforçavam a alegria de toda uma população que no seu porto põe agora a esperança de um futuro melhor, com a abertura de novas perspetivas e alargados horizontes.”

O Porto do Porto Santo custou mais de um milhão e meio de contos ao orçamento regional. Foi construído um cais acostável de 300 metros de comprimento, com fundos de seis e sete metros e um terrapleno destinado à movimentação de mercadorias de 20 mil metros quadrados.

Ler mais...
 
JUL

APRAM, DGRM e IMT representam Portugal no eManifest

A Administração dos Portos da Madeira, APRAM, a Direção Geral de Recursos Naturais, Seguranças e Serviços Marítimos, DGRM e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IMT representaram Portugal na última reunião do projeto piloto eManifest que decorreu terça feira, em Bruxelas.
Este projeto-piloto, desenvolvido pela DGMOVE e DGTAXUD da Comissão Europeia, teve como objetivo global testar procedimentos que simplifiquem a apresentação dos atos declarativos às autoridades envolvidas no despacho da mercadoria comunitária e extra-comunitária no transporte marítimo dos estados membros da U.E.
Os resultados alcançados com este projeto-piloto foram apresentados nesta reunião final aos Estados Membros e aos representantes da industria.
O relatório final resultante deste projeto-piloto será uma ferramenta a considerar para o desenvolvimento da JUL - 
Janela Única Logística, que, recorde-se, irá ter o seu primeiro piloto nos portos da Madeira já no final do corrente ano.

Ler mais...
 
JUL

Última época alta em alta

A última época alta de cruzeiros nos Portos da Madeira foi de crescimento, com 18% no número de escalas e 28% no movimento de passageiros.

A época alta nos portos da madeira vai de setembro a maio do ano seguinte.

Nesta última, registaram-se 302 escalas, mais 46 que na época anterior e um movimento de 562 811 passageiros, mais 24 396 pessoas, relativamente ao período anterior.

A média por escala cresceu 8,8% que se traduz em mais 151 passageiros por navio, situando-se agora a média em 1864 passageiros por escala.

Ler mais...
 

 

 

FaLang translation system by Faboba