A reabilitação da fachada poente em alvenarias de pedra do Forte de Nossa Senhora da Conceição no Porto do Funchal exige o encerramento parcial da faixa norte da estrada da pontinha, (túnel à entrada do porto e no acesso ao edifício, junto à gare da Porto Santo Line) por razões de segurança. 

A APRAM detetou a queda de algumas pedras e no imediato, tratou do lançamento dos procedimentos necessários, de forma a colocar com urgência a empreitada no terreno. 

A fachada em alvenaria de pedra vai ser submetida a um processo de desmatação e remoção de materiais vegetais e posteriormente, serão feitos os trabalhos de reparação e reabilitação das juntas entre pedras, “de modo a evitar os problemas de queda de pedras dos elementos que formam parte da referida alvenaria”, preservando e salvaguardando “a integridade física dos utilizados do Porto do Funchal,” refere a memória descritiva desta empreitada.

 Os trabalhos de reabilitação da responsabilidade da  empresa “ETERMAR – Engenharia e Construção, S.A.” preveem a aplicação de uma argamassa à base de cal, para restituir as juntas entre pedras e dar a sustentação necessária aos blocos de pedra. 

Calcula-se que esta obra demore 60 dias a concluir-se e representa um investimento da APRAM perto dos 40 mil euros.

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click