A ilha da Madeira será a anfitriã, pelo segundo ano consecutivo, de uma etapa das Extreme Sailing Series, um dos mais importantes e espetaculares circuitos da vela mundial. A prova, que decorre de 29 de junho a 2 de julho, na baía do Funchal, conta com a participação de 7 equipas.
A apresentação do evento decorreu, na Gare Marítima da Madeira e contou com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do Diretor de Prova da OC Sports (empresa detentora do circuito) Andy Tourell e do Presidente da Associação Regional de Vela da Madeira, Sérgio Jesus.
Na ocasião, o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura vincou a importância desta realização, sublinhando que a mesma «confirma a opção tomada no ano passado e reforça a aposta que tem vindo a ser feita, pela Região, na economia do mar».
Referindo-se particularmente ao envolvimento e à interação conseguida, no ano passado, entre o evento e a comunidade local, especialmente dos mais jovens que tiveram a oportunidade de viver esta experiência, Eduardo Jesus aludiu ao impacto desta iniciativa na projeção internacional do destino, lembrando alguns números. «Falamos de uma presença da Madeira que chegou a 181 países», vincou, acrescentando que o retorno mediático da ESS, apurado pela Organização, alcançou «os 9,4 milhões de euros».
«Um evento que produz estes números e que faz com que a Madeira passe a estar posicionada a este nível internacional está a contribuir, fortemente, para o reforço da nossa notoriedade», frisou.
Refira-se que a etapa madeirense das Extreme Sailing Series terá ainda a aliciante estreia planetária dos Flying Phantoms, catamarãs super velozes e leves (pesam apenas 165 kg). Pelo menos 16 barcos, para dois tripulantes, vão competir na baía do Funchal, incluindo uma equipa portuguesa formada por Hélder Basílio e José Caldeira. A inclusão desta versão de menor escala dos GC32 permite a descoberta de novos talentos e aumenta a oferta aos fãs, imprensa e parceiros. 
A Madeira acolherá a terceira etapa das Extreme Sailing Series, depois das passagens por Muscat (Omã) e Qingdao (China). O circuito segue depois para Hamburgo (Alemanha), Cardiff (País de Gales), San Diego (EUA) e Los Cabos (México). As equipas que vão competir na baía do Funchal são Land Rover BAR Academy, Alinghi, SAP Extreme Sailing Team, Oman Air, Red Bull Sailing Team e NZ Sailing Team, e trazem a bordo velejadores que já passaram pela America’s Cup ou os Jogos Olímpicos.

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click