Opinião - por Rui Lopes, Oficial de Segurança APRAM

Ljubljana, capital da Eslovénia, uma pérola turística para mim desconhecida até ao final de abril, que quer simplesmente, dizer “Ama-me”.

Um nome lindo para uma cidade que recebeu a 9ª edição dos TEN_T days, no ano da Multimodalidade

Os TEN_T days são uma oportunidade anual, promovida pela Comunidade Europeia, para divulgar o estado da arte dos transportes e as perspetivas futuras de investimento (o envelope financeiro, pós 2020, será divulgado neste mês de maio), bem como a visão Europeia para a mobilidade, a médio prazo.

Este ano, num espaço onde 30% era dedicado à mobilidade elétrica, 25% dedicado à via férrea, 15% dedicado às vias navegáveis interiores e 30% dedicado ao LNG (Gás natural), percebeu-se como as apostas políticas da Madeira, em 2011, no LNG estavam certas e que essa aposta está alinhada com a visão comunitária.

Para além da exposição, houve vários espaços de debate com notáveis oradores, onde se destacaram quatro mulheres. A saber:

A Presidente da World Maritime University Dra. Cleopatra Doumbia-Henry, que na sua serenidade de 1ª mulher negra a dirigir a Universidade que produz os futuros líderes do transporte marítimo, pediu apenas que o Shipping acolhesse mais mulheres.

A Comissária Europeia responsável pelos transportes, Violeta Bulc, inundou a sala de energia positiva, elaborando sobre a mais recente legislação IMO e sobre a visão para 2050 que assenta em quatro pilares – Descarbonização, Investimento, Inovação e Digitalização, com quatro objetivos para 2050 – 0 carbono, 0 papel, 0 bloqueios, 0 fatalidades.

A responsável pela Comissão dos transportes no Parlamento Europeu, Karima Delli, com a sua juventude e irreverência nos levou a refletir se queremos empurrar o lixo para debaixo do tapete ou enfrentar os desafios. Citando, “estamos entre duas bolhas que representam paradigmas diferentes. Vamos saltar?”

A CEO do Porto de Marselha Mrs. Christine CABAU-WOEHREL, que defendeu com argumentos sólidos o LNG como o “futuro hoje”, e que os portos da bacia do Mediterrâneo têm que acolher e apoiar ( foster) os armadores, e estes têm qua apostar no LNG.

A Madeira esteve representada pela APRAM que participou integrada na delegação do GAINN, assistindo a diferentes conferencias sobre multimodalidade, portos e Shipping, intervindo em algumas das sessões e colaborando ao nível do GAINN, cujo lema é “Fostering LNG”, o que demonstra que em 2015 este projeto já antecipava tendências.

Dentro e fora do GAINN, fomos felicitados pelo sucesso da operação de abastecimento de LNG ao navio Aidaprima, sendo reconhecido que a mais longa operação contínua de sempre, em abastecimentos de LNG, foi realizada na Madeira, tendo sido questionada a forma como atingimos a elevada qualidade dos nossos procedimentos, em tão pouco tempo.

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