Os números de abril que são excelentes para os Portos da Madeira vão também de encontro a uma das principais conclusões das conferências que decorreram na Seatrade Cruise Global que teve lugar de 25 a 28 de abril, em Miami: 2020 e 2021 foram anos de resiliência, 2022 é um ano para reconstruir e posicionar os cruzeiros para um 2023 que se espera muito forte, com movimentos de passageiros superiores a 2019, antes do período pandémico.

Até ao fim deste ano, todas as frotas estarão a trabalhar a 100% e as reservas para 2023, segundo os CEO´s das companhias, não param. Há mesmo quem diga que a negociação a 12 meses está melhor agora do que antes da COVID-19. Há realmente apetência pelos cruzeiros, as pessoas querem viajar e há dezenas de navios a serem construídos até 2026!

Mas, há uma certeza, o setor não vai ser o mesmo depois da pandemia. Nunca como agora, os decisores da indústria de cruzeiros tiveram tanta convicção na necessidade de mudar, seja na partilha de valor entre os operadores e as comunidades locais como no investimento em energias sustentáveis e limpas. É uma tendência para os próximos 10 anos: turistas deixando dinheiro nas comunidades, sustentabilidade e a escolha de um operador que assuma estes valores.

Nos próximos 04 anos, mais de 60% dos navios dos associados da CLIA vão ser equipados com conexões de energia costeira. É preciso que agora, os portos também se equipem e disponibilizem essa conexão. Reduzir as emissões de carbono a zero até 2050 é o objetivo e para isso, a indústria está a investir e a experimentar tecnologias ambientais inovadoras e a apostar em parcerias com cidades e portos no que toca à gestão sustentável de destino. Porquê? São os próprios líderes das companhias que assumem: porque é do seu próprio interesse. É o futuro!

Como reflexão, é interessante verificar que depois de uma pandemia que feriu profundamente o mercado de cruzeiros, o setor emergiu mais forte, porque se uniu na adversidade.

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