O discurso da Presidente do Conselho de Administração, Lígia Correia, nas celebrações do "Dia do porto".

"Numa ilha, os portos são mais do que portas de chegada ou de saída para o mundo. Eles são estruturantes, definem o desenvolvimento económico e são essenciais ao progresso. Por isso, ao celebrarmos hoje, 55 anos do Porto do Funchal significa que também comemoramos a História da Madeira.

Não foi fácil! A construção de um porto na cidade do Funchal, com condições para a acostagem de navios e com um serviço de fornecimento de combustível levou mais de um século a concretizar-se. Fez-nos perder competitividade no Atlântico, nós que tínhamos sido pioneiros no fornecimento de serviços aos navios que aqui paravam para abastecimento e descanso das tripulações e passageiros.

Tenerife já no final do século XIX tinha um porto e a concorrência das ilhas Canárias trazia preocupações à Madeira.

Foram lutas como esta, por um porto moderno, que levaram a outras lutas como a da autonomia que chegou uns anos mais tarde.

Nesta baía confluíram piratas, comerciantes, como os nossos bomboteiros, turistas… como já alguém disse:  Aqui entrou o mundo e saiu a ilha! E muitas vezes, a ilha retornou, tal como agora!

Ao longo do tempo, manteve-se esta ligação dos madeirenses, em geral, e dos funchalenses, em particular, ao seu porto, no fascínio da chegada e da partida dos navios que primeiro, traziam magia, depois, uma vontade de partir. O porto foi palco de despedidas e reencontros dos que foram à guerra ou optaram pela emigração. Essas emoções estão na nossa matriz!

O porto foi também um dos grandes empregadores da ilha. A modernidade e a tecnologia simplificaram e agilizaram processos e  procedimentos. Muitos deram e continuam a dar o seu melhor aqui no porto!

Hoje, 41 dos nossos colaboradores vão receber um agradecimento simbólico, porque prestam serviço há mais de 35 anos.

Este Conselho de Administração considera que são as pessoas que fazem as empresas. Há que reconhecer e agradecer.

A todos os colaboradores e aos homenageados em especial, desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais e um agradecimento pela dedicação e caminho percorrido na construção do que hoje é a APRAM.

Este caminho continuará com novos desafios que se impõem, contando sempre com a disponibilidade, profissionalismo e dedicação de toda a APRAM.

Aos nossos parceiros, agradecemos a vossa presença e que o diálogo e cooperação continuem a ser permanentes.

A todos, obrigada, por terem vindo!"

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click