A 20 deste mês de setembro, volta à pontinha o “Monarch”, o navio que aqui esteve pela primeira vez, no passado dia 23 de maio e que me fez reviver os tempos idos dos navios da emigração, quando muitos dos nossos conterrâneos partiam ou chegavam das terras de acolhimento por via marítima.

A pontinha voltou a ser palco de afetos familiares. Repetiram-se imagens a que há muito não se assistia no Porto do Funchal, com dezenas de famílias a acorrer ao porto para receber os parentes, de regresso da Venezuela.

Procedente de Antígua, o “Monarch” desembarcou no Funchal diversos emigrantes luso-venezuelanos, a maioria dos quais embarcou em Colon, Panamá. Foram assim registados os desembarques de 153 passageiros de nacionalidade venezuelana e 89 de nacionalidade portuguesa. Mas alguns destes nossos compatriotas prosseguiram viagem até Lisboa, ali desembarcando, tendo regressado à Madeira de avião.

Os últimos registos desta natureza verificaram-se a 9/6/1992 e a 12/3/1993, em duas escalas do navio italiano “Achille Lauro”, de Capetown para Southampton, em que viajaram dezenas de emigrantes madeirenses de visita à sua terra natal.

Ainda num passado não muito distante e em viagem exclusivamente com emigrantes registaram-se as escalas no Funchal do navio soviético “Ivan Franko” nos dias 24/4/1992 e 1/6/1992, em viagem de Havana para São Petersburgo, transportando cidadãos russos de regresso à sua terra natal.

Nos anos 60, 70 e início dos anos 80, muitos eram os navios que aqui chegavam com emigrantes, sendo que, da Venezuela, muitos chegaram a bordo de navios da Costa Crociere, como o “Federico C.”, “Carla C.”, “Franca C.” e “Eugenio C.” que efetuaram estas viagens regulares até 1983.

Até 1973, também o navio “Santa Maria”, da extinta Companhia Colonial de Navegação, estava na rota da emigração, operando a carreira da América do Sul.

São registos dos movimentos da emigração feitos em navios, quando o transporte aéreo já estava em pleno funcionamento e nas preferências de muitos.

Como já referi, o “Monarch” volta à Madeira no próximo dia 20. Vem de Lisboa e deverá prosseguir o cruzeiro para La Palma. Atualmente, ao serviço da Pullmantur, entrou ao serviço da Royal Caribbean Cruise Line, em 1991, tendo operado para esta companhia, maioritariamente nas Caraíbas, até 2013, ano em que foi transferido para a subsidiária espanhola desta holding de cruzeiros mundial, Royal Caribbean International.

O navio tem 74000 toneladas de arqueação bruta, 268 m de comprimento e capacidade para 2700 passageiros, estando registado no porto de Nassau, Bahamas.

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